NOSSO ABRIGO

Você se lembra de agradecer a Deus quando está feliz, quando tudo em sua vida está correndo bem, quando você não tem grandes problemas? De agradecer quando nem tudo vai tão bem, mas mesmo assim pode ter a certeza de que Ele está ao seu lado para orientar, guardar e proteger a sua vida? Pela Sua providência? De quando você está triste busca alegria em Deus, sabendo que Ele pode lhe dar a verdadeira alegria, aquela que vem de dentro da alma?

Esta lista poderia continuar, pois precisamos de Deus em cada detalhe, a cada nova fase de nossa vida.

Faça de Deus o seu refúgio, o seu abrigo para todas as horas. Abrigo é local seguro, de proteção, onde posso descansar, onde posso encontrar tranqüilidade, onde estou guardado das intempéries da vida. Se fisicamente é importante ter um abrigo, imaginemos espiritualmente, sendo está área um lugar onde sofremos tentações e onde o diabo quer atacar.

Você tem feito dEle seu abrigo? Busque a Deus. Muitos salmos dizem que Deus é refúgio, fortaleza ou abrigo. São relatos das experiências que os autores fizeram de Deus.

Deus é o seu abrigo! Nele você está seguro a cada instante da sua vida.

A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso pode dizer a ele: “Ó SENHOR Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti.”

Sl 91.1,2

______________________________________________________________________________________________

“Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos” Sl 40.1,2

Estes versos são uma verdadeira inspiração à nossa alma, ele nos conta aquilo que Deus fez em favor de Davi. A verdade exposta também é para nossa vida.

Deus se inclinou para ele (v.1). Deus sendo quem é se importa conosco. Cristo tomou a forma humana e desceu dos céus para abençoar-nos. Haverá algo maior e mais belo do que Deus vir de encontro ao homem?

Deus ouviu quando ele clamou por socorro (v1). Deus é o nosso refúgio na angústia. Ele tem as suas mãos estendidas e seus ouvidos abertos. Isto não é maravilhoso demais para nós?

Deus o tirou de um poço de perdição (v.2). Seja qual for a profundidade da imoralidade que venhamos nos encontrar, Deus no tira de lá quando há o arrependimento sincero. Deus nos estende o seu braço e nos tira da lama. Existe benção maior?

Deus colocou os pés de Davi sobre uma rocha (v.2). Nossos pés estavam no lodo, agora estão limpos e colocados num lugar seguro. Este local seguro chama-se Cristo. Jesus é a Rocha, e é sobre Ele que estamos firmados. Não é isto uma maravilha?

Deus firmou os seus passos (v.2). Não precisamos andar mais indecisos, vacilantes, inseguros. Deus é poderoso para nos fazer caminhar firmes e resolutos pela estrada da vida.

Louvemos ao Senhor!

_____________________________________________________________________________________________

ASSEMBLÉIA NA CARPINTARIA

Contam que na carpintaria houve uma assembléia. Foi uma reunião das ferramentas para acertar suas diferenças.

O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também se retirasse o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante da proposta, o parafuso aceitou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia ser ela muito áspera entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito.

Nesse momento o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra: – “Senhores, ficou provado que temos muitos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com as nossas qualidades. Assim não fixemo-nos nos pontos fracos, mas nos fortes”. A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato.

Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalharem juntos.

O mesmo acontece conosco. Pense nisto.

_____________________________________________________________________________________________

Embaixadores de Cristo

Uma palavra de encorajamento pode fazer a diferença entre desistir ou seguir adiante.

Depois de visitar um albergue para desabrigados um grupo de adolescentes não via a hora de poder compartilhar o que haviam experimentado. Animados, escreveram sobre suas conversas com homens e mulheres de todas as idades pobres e indigentes.

Alguns disseram: “Eu falei com um veterano de guerra e disse-lhe que no céu ele terá um corpo novo. Pude animá-lo na sua fé”. Outro disse: “Falei com um homem que quase deixou de crer em Deus. Tentei encorajá-lo na sua fé”. Outro ainda: “Uma mulher disse que embora estivesse vivendo num albergue para desabrigados, ter fé fazia toda a diferença”.

Enquanto tentavam compartilhar a mensagem de reconciliação, estes adolescentes ficaram surpresos em ver que algumas pessoas já conheciam a Deus. Eles descobriram a necessidade de fortalecer a certeza a estas pessoas de que Deus continuava a cuidar deles.

Ser embaixador de Cristo abre portas de oportunidade tanto, para compartilhar o evangelho, como fortalecer os que estão em lutas.

Procure alguém, hoje, que precisa de encorajamento ou da mensagem da reconciliação.

“…e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo…” 2Co 5.19,20

_____________________________________________________________________________________________

“Deus o exaltou à mais alta posição… Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” Fp 2.9,11

JESUS ESTÁ PRESENTE

Um dos pilares da fé cristã é a morte do Senhor Jesus em nosso lugar e favor. Jesus é a esperança para todos que estão separados de Deus. O sangue derramado na cruz tem poder suficiente par nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1Jo 1.9).

Nossa fé não repousa num Jesus morto, mas em um Jesus que ressuscitou para nossa justificação e está vivo e presente. Jesus não é uma mera lembrança na Ceia. O memorial traz a representação do sofrimento e morte dados por Jesus nos elementos que compõe a Ceia – pão e fruto da videira. Mas Jesus existe e interage com que crê.

Jesus atende às nossas orações e se compadece de nossas fraquezas (Hb 4.14,15). Jesus vive para dar seqüência à obra pela qual deu a vida. Somos desafiados diariamente a experimentar a realidade do Jesus vivo e presente. A glória que circunda o nosso Senhor ressuscitado, glorificado e exaltado enche-nos de esperança e certeza de que podemos contar com Ele em todos os momentos.

Você tem testemunhado a presença de Jesus em sua vida? Você vive nessa maravilhosa presença?

_____________________________________________________________________________________________

CANTANDO NA ESCURIDÃO

Pouco antes do sol nascer freqüentemente, pássaros cantam dando boas vindas ao amanhecer. Apesar da escuridão, sabemos que a luz em breve aparecerá.

Fanny Crosby foi chamada de “Pássaro cantante na escuridão”. Embora cega desde sua infância, escreveu hinos de muita inspiração. Muito cedo na sua vida, Fanny teve um sonho no qual viu o panorama de um céu glorioso, e muitos de seus hinos refletem este tema. Quando morreu, ela havia escrito pelo menos 8 mil hinos. Hinos como: “A Deus Demos glória, 228 Hcc; “Quero o Salvador comigo, 347 Hcc”; Quero estar ao pé da cruz”, 395 Hcc.

Quando Zacarias louvou a Deus antecipando a vinda do Messias, ele também olhou para um futuro espiritual (Lc 1.78,79). Esse Messias veio ao mundo, morreu pelos nossos pecados, ressurgiu novamente, subiu aos céus e prometeu voltar para nos buscar.

Você se sente envolvido por circunstâncias escuras e confusas? Você ainda assim pode erguer a sua voz, em louvor a Deus pelo futuro radiante que vai compartilhar com o seu Filho. As palavras de Fanny Crosby, de seu amado hino “Que Segurança! Sou de Jesus!” 417 Hcc, nos encorajam a olhar com antecipação para este glorioso encontro com Cristo.

Para o cristão, as tristezas escuras aqui da terra um dia serão transformadas em canções alegres, no céu.

(extraído)

_____________________________________________________________________________________________

A ÚNICA EXCEÇÃO

Será que hoje existem pessoas perfeitas, vivas? Não na opinião do psiquiatra da Universidade de Harvard, Jerome Groopman. No seu envolvente livro Como Pensam os Médicos, ele revela concordar com a profunda visão encontrada na Bíblia. Ele escreve, “Todos falhamos alguma vez, em pensamento ou ação, desde Abraão a Moisés e aos Apóstolos.”

Mas e que dizer de Jesus Cristo? Ele desafiou os seus ouvintes em relação a Si próprio: “Quem dentre vós Me convence de pecado?” (João 8:46). O veredicto dos discípulos depois de terem oportunidade de escrutinar a Sua vida por pelo menos três anos foi de que Ele era sem pecado (1 Pedro 2:22; 1 João 3:5).

Jesus era um milagre moral, a única Pessoa sem pecado em toda a procissão de seres humanos pecadores? Sim, era a única exceção impecável à seguinte observação do apóstolo Paulo: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). E a palavra todos inclui-nos a ambos, tu e eu!

Porque toda humanidade pecou, podemos alegrar-nos por Jesus estar qualificado – Ele e só Ele – para ser o Sacrifício Perfeito que precisamos.
Agradecemos por Jesus Cristo, o nosso impecável expiador do pecado – a única exceção!

Vernon Grounds

_____________________________________________________________________________________________

NOBREZA

Dois franceses escreveram um livro que listava todas as famílias nobres da França. Durante 15 anos de pesquisa para o projeto, eles descobriram que 28.000 famílias tinham títulos de nobreza, mas somente 4.057 eram verdadeiramente nobres, “com sangue azul decretado pela Coroa Francesa”. Em outras palavras, um grande número de cidadãos franceses acrescentou títulos a seus nomes, mas na verdade, não tinham nenhum sangue azul m suas veias.

Adquirir um título falso lembra-nos aqueles milagreiros na Bíblia que diziam estar profetizando, expelindo demônios e fazendo milagres em nome de Jesus. Reivindicavam uma honra que não possuíam, pois eram falsos mestres e não faziam parte da família de Deus.

Hoje muitas pessoas se dizem cristãs, mas não vivem como seguidoras de Cristo. Nunca reconheceram a sua própria pecaminosidade e necessidade de perdão, e nunca confiaram em Cristo para salvá-las. Nunca nasceram de novo, na família de Deus.

Somente se já recebemos a Jesus como nosso Salvador e Senhor podemos, legitimamente, acrescentar ao nosso nome o título de “Cristão, seguidor de Cristo”. Nossa tarefa é, com amor alcançar aqueles que não conhecem a verdadeira nobreza dada pelo Rei Jesus.

“Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” At 11.26

_____________________________________________________________________________________________

LIBERDADE RELIGIOSA E ORDEM SOCIAL

Deus e somente Deus é o Senhor da consciência. A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais do homem, inerente à sua natureza moral e espiritual. Por força dessa natureza, a liberdade religiosa não deve sofrer ingerência de qualquer poder humano. Cada pessoa tem o direito de cultuar a Deus, segundo os ditames da sua consciência, livre de coações de qualquer espécie. A igreja e o Estado devem estar separados por serem diferentes em sua natureza, objetivos e funções. O Estado deve ser leigo e a igreja livre. O governo do Estado é de ordenação divina para o bem estar dos cidadãos e a ordem justa da sociedade; é dever dos crentes orar pelas autoridades, bem como respeitar às leis e honrar os poderes constituídos, exceto naquilo que se oponha à vontade de Deus.

Como sal da terra e luz do mundo, o cristão tem dever de participar em todo esforço que tende ao bem comum da sociedade em que vive. Entretanto, o maior benefício é anunciar a mensagem do evangelho; o bem estar social e o estabelecimento da justiça entre os homens. Devemos estender a mão de ajuda aos órfãos, viúvas, anciãos, enfermos e a outros necessitados. Devemos fazer em espírito de amor, jamais apelando para quaisquer meios de violência ou discordantes das normas de vida exposta no Novo Testamento.

(Trechos da Declaração Doutrinaria da Convenção Batista Brasileira)

_____________________________________________________________________________________________

Porque a terra que entras a possuir não é como a terra do Egito, donde saíste, em que semeavas a tua semente e a regavas com o teu pé, como a uma horta. Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas; terra de que o SENHOR, teu Deus, tem cuidado; os olhos do SENHOR, teu Deus, estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.

Dt 11.10-12

Quando surge um aparelho novo no mercado ficamos cautelosos esperando os comentários daqueles que o adquirirem. Quando efetuamos uma mudança, nos sentimos um tanto incomodados nos primeiros dias ou tempos aguardando conhecer melhor o efeito destas mudanças.

O novo sempre nos deixa ressabiados. Estamos entrando num novo ano. O que nos espera, nos aguarda? Talvez certo temor nos domine. Talvez dúvidas e desejos caminhem juntos.

O povo saiu da escravidão e tinha apenas a promessa. Um coração temeroso pelo desconhecido os atingia. Pensamentos que não conseguiam visualizar o que de novo os aguardava. Apenas podiam confiar na Palavra de Deus e na direção que Ele estava fornecendo.

Acima de tudo a passagem ressalta que a desobediência traz conseqüências desagradáveis na vida e a obediência traz bênçãos.

_____________________________________________________________________________________________

“Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo Seu sangue, seremos por Ele salvos da ira” – Rm 5:9

Quando a enfermeira missionária, Lily Pinneo, estava na África Ocidental, contraiu uma doença fatal chamada febre de Lassa. Depois de Lily ter sido levada a Nova Iorque para tratamento, a sua temperatura subiu aos 42ºC. Para reduzir a febre, os médicos cobriram-na de gelo e alimentaram-na por via intravenosa. A febre subsistiu. Nove semanas depois ela tinha perdido 13 Kg e a maior parte do cabelo. Apesar disso, sobreviveu.

Num laboratório, o Dr. Casals, cuidadosamente, isolou e analisou o vírus de Lassa. Mas ele também ficou doente devido à exposição à doença. Na altura, não era conhecido nenhum tratamento eficaz. Felizmente, a enfermeira Pinneo melhorou, criando anticorpos para a terrível doença. Ela doou ao Dr. Casals plasma do seu sangue e ele também recuperou. O sangue dela salvou-lhe a vida.

Todos nós estamos infectados pela doença fatal do pecado (Rm 6:23). Só existe uma cura. Está no poder purificador do sangue derramado de Jesus Cristo. A justa ira de Deus contra o pecado ficou totalmente satisfeita na morte de Jesus em nosso lugar. Tudo o que precisamos é de arrependermo-nos, reconhecê-lo como nosso Salvador e Senhor recebendo a cura espiritual do pecado. Você já tomou esta decisão?

_____________________________________________________________________________________________

FACA… QUEIJO… E FOME

Num dos artigos de Rubem Alves (A arte de produzir fome), ele cita Adélia Prado na seguinte frase: “Não quero faca nem queijo; quero é fome”. Por meio desta citação ele retira um ensino pedagógico. Se temos fome corremos atrás da faca e do queijo.

Deus nos tem provido de toda sorte de bênçãos nas regiões celestiais. Temos as promessas de Deus e participamos da natureza divina, se estamos em Cristo. O Espírito de Deus habita em nós e opera o Seu poder produzindo o fruto abençoado. Temos liberdade de culto em nosso país e a opção de escolher bíblia nas mais variadas cores, formas, tamanhos e utilidades. Deus nos tem dado o queijo e a faca.

Mas devemos analisar a nossa fome. Identificar a fome de ler a Palavra, de anunciar as grandezas de Deus, estar na presença de Deus em oração pelo simples prazer de desfrutar da companhia dEle. Enxergar em nós o engajamento nas coisas do Reino, no envolvimento com o povo de Deus e nos meios de Graça que Ele tem nos proporcionado. Perceber a fé pratica por meio da obediência.

Se não tenho fome é inútil ter o queijo e a faca. Pense nisto!

“Com minha alma suspiro de noite por ti e, com o meu espírito dentro de mim, eu te procuro diligentemente; porque, quando os teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça” Is 26.9

_____________________________________________________________________________________________

“Portanto, assim te farei, ó Israel! E, porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.” Am 4.12

Fazemos muitos preparos na vida. Fazemos nossas malas para viajar, juntamos ingredientes para alguma refeição, separamos algum valor para um desafio, estudamos para algum concurso, sermão ou estudo, etc.

No entanto, será que temos nos preparado para encontrarmos com Deus? Será que temos nos importado com o caminho do arrependimento?

O profeta Amós chamou o povo de Israel a preparar-se porque o juízo divino viria com certeza em razão dos constantes desvios do povo. Deus havia sido paciente por muito tempo, mas chegara hora da prestação de contas.

Hoje Deus nos chama para o caminho da salvação, da transformação, da novidade de vida. Jesus apontou o caminho certeiro: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6).

Quem de nós pode desprezar esta revelação amorosa? Não somente para salvação, mas para um encontro com Deus diariamente por meio de Cristo.

Se você é crente em Jesus, prepare-se a cada dia com Deus, por meio da oração e da leitura da Bíblia. Achegue-se a Ele com coração humilde, arrependido e submisso.

Prepare o seu encontro com Deus buscando-o a cada momento.

_____________________________________________________________________________________________

A Rua da Liberdade

Quero contar uma interessante história relacionada a uma das principais vias de Riga, a capital da Letônia: a “Rua da Liberdade”. Mas o nome desta rua não foi sempre este. Durante o domínio dos Czares, ela chamava-se “Rua Aleksandrs”, em homenagem a um dos czares russos.

Depois um breve tempo, quando da dominação da Alemanha Nazista, a rua passou a se chamar “Rua Adolf Hitler”. Após a Primeira Grande Guerra Mundial e a derrota do nazismo, a Letônia tornou-se independente e a rua passou a se chamar “Rua da Liberdade”.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Letônia e muitas outras nações passaram a pertencer à União Soviética, vivendo um tempo difícil de regime comunista. Nesse período a rua passou a se chamar “Rua Lênin”. Quando da queda do regime comunista ela voltou a ser chamada “Rua da Liberdade”.

O nome desta rua mostra um pouco do sofrimento do povo. Nós que já experimentamos a verdadeira e definitiva libertação através do sangue de Jesus, precisamos anunciar a todos que a verdadeira e definitiva Rua da Liberdade vem a través de Cristo Jesus.

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” Jo 8.36

Hans Bebrsin, missionário da Letônia.

_____________________________________________________________________________________________

SETE PRINCÍPIOS DE FINANÇAS

Uma das mais notáveis diferenças entre o crente e o mundo no qual ele vive é esta: a maneira como ele lida com o dinheiro e os bens materiais. Nesta pastoral e na próxima veremos sete princípios:

O Princípio do não apegar-se. Não comprarei nem receberei nada que eu não possa abrir mão – Lc 12.15; 32-34; 16.13-25; 1Jo 2.15-17. O que devo fazer para obedecer a este princípio?

O Princípio da Liberdade. Não deverei nada a ninguém, exceto o amor – Rm 13.8; Pv 22.7. O que devo fazer para obedecer a este versículo?

O Princípio da Liberalidade. Procurarei, constantemente, oferecer bens para a glória de Deus – 2Co 8.3-5; 9.7; Lc 6.38. O que devo fazer para obedecer a estes versículos?

Muitos crentes sérios resistem aos aspectos aparentemente extremistas no ensino e estilo de vida de Cristo e dos líderes da igreja do Novo Testamento. Podemos imitar este estilo de vida em nossos dias?

Semana que vem continuaremos apresentando outros quatro princípios desafiadores, mas bíblicos para nossa vida financeira.

_____________________________________________________________________________________________

DIA DOS PAIS

Pai,

Este tempo é um desafio,

Pois falta espaço

Até para dar um abraço…

Não sobra um tempinho

Para fazer um carinho;

E, às vezes, fica o desejo

De parar tudo… e dar um beijo.

Pai,

Neste tempo tão fugaz

Deus precisa de homens fortes.

E ser forte é reconhecer

as próprias fraquezas

E ser capaz de retornar;

Ser forte é pedir perdão

e estender a sua mão

e dos erro não mais lembrar.

Ser forte é estar ajoelhado

E a face de Deus sempre buscar.

E agora, Senhor Deus,

Eu te peço em oração

Que abençoes a cada pai

Dando a Tua proteção, sabedoria

Alegria e orientação.

Conforta o seu coração e

Aumenta a sua visão.

Hoje e sempre, amem!

_____________________________________________________________________________________________

ESPERANDO

“Apressa-Te em ajudar-me, oh Senhor!”, orou o Salmista Davi (Sl 70:1). Como ele, também não gostamos de esperar. Detestamos longas filas nos supermercados e os congestionamentos no centro e em torno dos shoppings. Não gostamos de aguardar nos bancos ou restaurantes.

Há esperas mais duras: um casal sem filhos que espera uma criança; um solteiro que espera um casamento; o cônjuge que espera uma palavra afável e gentil; o doente preocupado que espera o diagnóstico do médico.

Porém, aquilo por que esperamos é muito menos importante do que o que Deus faz enquanto esperamos. Nesses momentos Ele trabalha em nós para desenvolver aquelas virtudes espirituais, tão difíceis de alcançar, como mansidão, bondade, e paciência, entre outras. E, mais importante, aprendemos a apoiar-nos somente em Deus para folgarmos e nos alegrarmos n’Ele.

Certo autor disse: “É o mistério da arte de educar os espíritos humanos para um melhor temperamento que, sozinhos, nunca conseguiriam. Que exames de coração, que análises de motivação, que revelação da Palavra de Deus, que edificação de alma… Tudo isto está associado a esses dias penosos de espera, os quais, apesar de tudo, são grandes no destino espiritual”.

Deus estica a nossa paciência para alargar a nossa alma.

(extraído)

_____________________________________________________________________________________________

DIA DOS FILHOS

Dia dos filhos? Você pode estar se perguntando. É o dia de todos nós filhos reconhecermos aquela que nos gerou. Dia de reconhecer que éramos dependentes para nos alimentar, banhar e nos proteger do perigo. Dia de recordar antigas canções que embalavam o nosso sono. Dia de relembrar da segurança do peito de onde vinha nutrição e aconchego.

Hoje é dia de gratidão por nove meses de moradia compulsória, por dores de parto, por preocupações sem fim, por sintomas que não entendíamos, mas que a mãe decifrava. É dia de olhar para onde tudo começou.

É dia de nos acharmos novamente pequenos. É dia de reconciliação se houver rupturas no relacionamento. Dia de expressão de afeto, dia de celebração, de almoçar juntos, de telefonema, de abraço, de lembranças…

É dia de louvar a Deus e agradecer-lhe por ter-nos feito filhos da mulher que nos gerou, ou daquela que nos criou, ou daqueles que foram mães no lugar de nossas mães.

Esteja onde estiver, seja quem for, agradeça a Deus por sua mãe.

Parabéns mamãe!

“Eu o pedi ao Senhor” 1Sm 1.20

_____________________________________________________________________________________________

“O Senhor dos Exércitos; ele é o rei da glória!” (Selá) (Sl 24.10).

SELÁ

A palavra Selá foi acrescentada mais tarde no final desse salmo e de muitos outros.

Alguns crêem que se refere a um interlúdio instrumental, porque os salmos muitas vezes foram escritos para a música.

Estudiosos bíblicos também sugerem outros possíveis significados, incluindo: “silêncio”, “pausa”, “interrupção”, “acentuação”, “exaltação” ou “fim”.

Refletir sobre essas palavras pode ajudar-nos a ter um momento Selá, para adorar a Deus durante o dia.

Parem de lutar! Ouçam a voz de Deus (Sl 46.10).

Faça uma pausa na sua agenda agitada para receber novo vigor do espírito (Sl 42.1,2).

Interrompa o dia para fazer um inventário espiritual e ser purificado (Sl 51.1-10).

Enfatize a alegria da provisão de Deus, por meio da gratidão (Sl 65.9-13).

_____________________________________________________________________________________________

OLHE AO SEU REDOR!

Conheço pessoas que sentem que estão numa monotonia interminável. Elas anseiam servir a Deus, mas não sabem o que fazer. Certa mulher que estava desanimada contou ao seu pastor: “Eu estou começando a desejar o céu – pelo menos sei que vou seu útil lá” (AP 22).

O pastor desejou naquela ocasião ler a seguinte lista chamada: sete cosas que podem ser feitas somente nesta vida:

Amar e orar por seus inimigos – Mt 5.44;

Andar por fé não pelo que vemos – 2Co 5.7

Amar a Deus, suportando a provação – Tg 1.12.

Servir um ao outro por meio do amor (Gl 5.13)

Ajuntar tesouros nos céus – Mt 6.19,20)

Compartilhar o evangelho com os perdidos (Mt 28.19,29)

Exercitar ao dons espirituais (Rm 12.6-8).

Esta lista não se esgota, mas é um bom lembrete em seu serviço de como Deus quer que vivamos e o que Ele quer que façamos.

Está você buscando a orientação de Deus em seu serviço para Ele? A melhor maneira de descobrir a vontade específica de Deus para sua vida é obedecer a Sua vontade clara revelada. É um remédio efetivo para o sentimento de monotonia que existe entre o agora e o céu.

OLhe ao seu redor!

_____________________________________________________________________________________________

SOB O CONTROLE DE DEUS

Não é difícil para nós tentar viver neste mundo pelo nosso próprio poder: “eu faço, eu resolvo, deixa comigo, eu sei, eu, eu…”. É verdade que precisamos tomar providências, mas o problema é quando deixamos a nossa natureza reinar em absoluto.

As Cataratas do Niágara rugem ante seus 170 mil metros cúbicos de água por minuto. Porém, poucas pessoas sabem que mais de 50% da água do rio é desviada antes de alcançar estas quedas, através de túneis enormes. Essa água passa por turbinas hidroelétricas que providenciam energia.

Alguns sentem prazer de que as pessoas pensem a respeito delas como as Cataratas do Niágara – algo selvagem, barulhento e espetacular. Mas o poder sem controle transforma-se em energia inútil.

Moisés pensou que pelo seu próprio poder poderia livrar o seu povo da escravidão. Ele usou mal o seu poder e matou um egípcio, o que fez perder o respeito do seu próprio povo (Ex 2.11-15). Deus teve que lhe ensinar a mansidão.

Os mansos são fortes e prosperam porque tem a sua natureza humana controlada pelo poder de Deus. Deixemos que o Senhor nos ensine a mansidão. Lancemo-nos ao domínio próprio. Esforcemo-nos para que possamos viver debaixo da força divina e dependamos dela.

Nada é mais forte do que a força sob o controle de Deus!

“Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força…” Is 30.15

_____________________________________________________________________________________________

DIA DA BÍBLIA

No segundo domingo de dezembro comemoramos o Dia da Bíblia.

O homem sendo finito e Deus infinito, esse só poderia conhecê-lo se Ele se revelasse. Um dos meios que Deus se revela é por meio da Sua Palavra. O Senhor inspirou homens a escrevê-la na linguagem humana para que as pessoas compreendessem. Soprou sobre os autores bíblicos, que converteram seus registros de forma precisa, pois Deus preservou-os de qualquer erro ou omissão.

A própria Bíblia reivindica para si o ser inspirada por Deus (2Tm 3.16; 2Pe 1.21).

No entanto, encontramos outros argumentos fora dela mesma que mostram que a Bíblia é Palavra de Deus.

Ela foi escrita por cerca de 40 autores, em diversas culturas, épocas e localização geográfica num espaço de cerca de 1.400 anos. Porém, possui uma unidade que só se explica pela inspiração.

Nenhum livro transformou tantas vidas. Nenhum livro foi tão perseguido, porém subsiste. Nenhum livro foi e é mais impresso no mundo. Sua precisão profética é maravilhosa.

Ela tem por finalidade levar os pecadores ao caminho da salvação, edificar os crentes e promover a glória de Deus. Agradeçamos a Deus com a própria vida por Sua Palavra bendita.

“Os teus mandamentos são maravilhosos, e por isso os cumpro de todo o coração” Sl 119.129

_____________________________________________________________________________________________

Ping, Ping, Ping

Dia 8, foi comemorado o dia Internacional das Mulheres. Junte-se a este fato que aqui em Itapetininga estamos esperando chuvas, por causa do calor excessivo. Porém, em muitas regiões do país elas aconteceram trazendo até prejuízos. Chuvas de verão. Lembrei-me de um fato… Quem já não passou pela experiência de ser vítima de goteiras em casa? Numa medida paliativa, colocamos baldes, panelas, pote de sorvete, etc. O pior disso tudo é tentar dormir com aqueles pingos que vão tomando uma proporção enorme em nossos ouvidos e emoções. Pois bem, isto ilustra bem quando a mulher toma o caminho da chatice. Reclamam de tudo, Implicam com os de casa por que falaram assim ou assado; por que alguém se esqueceu de guardar a margarina na geladeira; esqueceram de apagar a luz; se não encontraram a caneta perto do telefone, ou não estenderam a toalha deixando em cima da cama, etc. A partir deste ping, ping, ping… tornam-se briguentas. Não estamos a favor da bagunça, mas também não somos favoráveis às brigas. A Palavra de Deus diz – Pv 27.15:

“A esposa briguenta é como um dia triste em que a chuva não pára de cair”

O Dia internacional da Mulher é dia de carinho e gratidão para com os homens

_____________________________________________________________________________________________

O CATÁLOGO…

Nesta época começo a receber muitos catálogos pelo correio. Ofertas de fim de ano. Cada um deles oferecendo alguma coisa de que precisamos com expressões: “Oferta limitada” “Não perca tempo” “Peça agora mesmo!”.

Quando observo os catálogos percebo coisas que não tenho e, não dá pra negar, dá vontade de comprar. Os fabricantes usam as ilustrações dos catálogos para criar desejo por seus produtos.

De certa forma, com o devido cuidado e respeito, os crentes em Cristo são catálogos de Deus. Nós somos ilustrações para o mundo daquilo que Deus pode fazer nas vidas. A obra dele nos torna retratos daquelas qualidades que as pessoas podem nem saber que precisam ou desejam, até vê-las atuando em nós.

A unidade do povo de Deus é um belo retrato do amor que o mundo necessita (Jo 17.23). Não podemos fabricar amor, Deus é o fabricante e nós somos a Sua obra.

Considere se o catálogo da sua vida ilustra os princípios de vida e amor que se originam em Deus. Considere o seu relacionamento com as pessoas, sua maneira de falar, sua sinceridade, suas ações e reações, se ornam a doutrina de Cristo (Tt 2.10).

O catálogo da sua vida diz a respeito de Deus?

“Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.”

Jo 13.35

_____________________________________________________________________________________________

SETE PRINCÍPIOS DE FINANÇAS II

Estamos apresentando esboços de princípios chaves que nos preparam para um comportamento financeiro que agrade a Deus. Semana passada apresentamos três e neste ultimo boletim apresentaremos os quatro finais. Vejamos:

O Princípio da Recordação. Manterei registros exatos da maneira como Deus lida comigo no aspecto financeiro, a fim de mostrar aos outros que Deus responde a oração e supre as necessidades de seu povo – Mt 5.16; Pv 27.23-27. O que devo fazer para obedecer a estes versículos?

O Princípio da segurança. Economizarei somente se Deus me guiar a fazê-lo, reconhecendo que abrirei mão de tudo ante a sua mais tênue orientação – Mt 6.1920; Pv 28.8; 1Tm 6.9-11. O que devo fazer para obedecer a estes versículos?

O Princípio da compaixão. Não orarei em favor das necessidades financeiras de um irmão, se eu não estiver disposto a ser o instrumento que Deus usará para satisfazer tal necessidade, se Ele o quiser – 1Jo 3.16-18; Tg 2.15-17; Lc 6.30,38; 2Co 9.6-15; Pv 28.27. O que devo fazer para obedecer a estes versículos?

O Princípio do contentamento. Ficarei contente com tudo o que Deus se agradar em prover-me, quer seja muito, quer seja pouco – Fp 4.11-13; Pv 30.7-9; Mt 6.24-34; 1Tm 6.8. O que devo fazer para obedecer a estes versículos?

_____________________________________________________________________________________________

SANTO DE CASA

Primeiramente gostaria que você lesse duas passagens: Mc 6.1-6 e Jo 7.1-7.

Todos nós já ouvimos este ditado popular: santo de casa não faz milagres. Certamente já nos sentimos aflitos ao conviver com nossos queridos que não dão atenção para a vida espiritual. Já aconselhamos, trouxemos para a igreja, já ouviram a mensagem, mas não os vemos reagirem. Temos a sensação que não nos resta mais nada a fazer. Junto com esta consciência nos sentimos culpados, entristecidos e inconformados.

Porém, se não tomarmos cuidado podemos ficar por demais abatidos. Faz necessária a compreensão de algumas coisas:

– É preciso que estejamos certos de que já fizemos tudo o que estava em nosso alcance com respeito à proclamação.

– É preciso avaliar o nosso testemunho constante e termos a certeza de que é um bom testemunho.

– É preciso lembrar que a responsabilidade do compromisso com Deus é pessoal. Pais não salvam filhos e nem filhos os pais na questão da decisão para a salvação.

– É necessário ter perseverança na oração.

– É preciso que lembremos que Jesus passou pela mesma dificuldade, mesmo sendo Ele perfeito.

_____________________________________________________________________________________________

“Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa” Jo 6.4

“Estavam, pois, os levitas em pé com os instrumentos de Davi, e os sacerdotes, com as trombetas. Deu ordem Ezequias que oferecessem o holocausto sobre o altar. Em começando o holocausto, começou também o cântico ao SENHOR com as trombetas, ao som dos instrumentos de Davi, rei de Israel”

CANTANDO

Você já reparou que podemos cantar e nossos pensamentos estarem em outro lugar? Com relação ao louvor a Deus isto é um perigo. Marinho Lutero disse que não devemos pensar em muitas coisas, pois assim vamos acabar pensando em nada. O cântico requer esforço da mente para seguir o sentido da letra.

No texto acima, o rei Ezequias mandou limpar o Templo do Senhor, organizou um culto de dedicação e convocou orquestra e coral. Foi necessário firmar os pensamentos nos cânticos para que houvesse sentido na adoração. Foi momento de cada um refletir em sua vida, se era dedicada e limpa como se apresentava o Templo.

Convém ressaltar que eles louvaram o Senhor com as palavras de Davi e de Asafe.

A adoração brota do íntimo do nosso ser, mas sempre se baseará na Palavra de Deus. A instrução de Paulo resume todo este assunto: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Cl 3.16).

“…cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente” 1Co 14.15

_____________________________________________________________________________________________

ALTO DEMAIS

Em Sorocaba, perto de onde minha sogra mora, há uma rua por demais inclinada. É um verdadeiro morro. Precisa-se de muita coragem para subir.

No entanto, somente ela dá acesso a alguns lugares. Se ficarmos pensando na subida, nos parecerá difícil demais trazendo um desanimo, mas se pensarmos no lugar que queremos chegar, ela passará quase que despercebida.

A vida pode ser assim. Se olharmos longe demais, os desafios parecerão como a escalada do monte Everest. Podem parecer difícil de superar. É melhor enfrentar os “morros da vida” em um passo de cada vez.

A Bíblia nos lembra que devemos enfrentar o hoje. Se Moisés ficasse pensando que tinha que alimentar o povo diariamente no deserto sem saber por quanto tempo, não daria um passo sequer. Deus cuidou deste “morro” – mas apenas o suficiente para cada dia (Ex 16.4).

Toda morro na vida será demasiado alto, se pensarmos que precisamos subir de uma vez. Mas nenhum morro é insuperável, se avançarmos um passo de cada vez, com a ajuda de Deus. Deus está presente para dar-nos forças.

“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” Mt 6.34

_____________________________________________________________________________________________

Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Gn 12.1-3

Em junho de 2006, médicos e cientistas israelenses conseguiram fazer germinar com sucesso uma semente de uma palmeira de 2.000 anos. Encontrada na fortaleza herodiana de Masada, no lado oeste do Mar Morto, a semente foi rotulada como “Matusalém”.

Além do desafio de despertar uma semente há tanto tempo dormente, a equipe também queria saber mais sobre a árvore elogiada nas Escrituras pela sua sombra, comida, beleza e qualidades medicinais.

A promessa de Deus de abençoar o mundo por meio de um descendente de Abraão também permaneceu dormente por 2.000 anos. Por fim, a semente da promessa brotou. Essa semente foi Jesus, o tão esperado Messias. Em breve, a história da sua vida ressurreta se espalharia a todas as nações da terra.

O milagre agora pode ser experimentado por nós. O tempo não é o fator determinante. Nem o solo fértil das circunstâncias. Tudo o que importa é permitirmos que nosso coração seja o solo no qual Cristo é bem vindo e adorado.

_____________________________________________________________________________________________

Pelo contrário, enquanto esse “hoje” de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração. Hb 3.13

HOJE

Jim Valvano foi técnico de basquete, ganhou campeonatos e antes de tornar-se comentarista contraiu um câncer. Convidado a falar a um time de uma universidade ele disse o seguinte: “A vida muda quando você menos espera. O futuro é incerto. Por isso, aproveite este dia, aproveite este momento e faça o melhor dele”.

No texto bíblico acima, Deus nos dá uma orientação urgente. Por que esta insistência tão forte no hoje?

Pode ser que ele seja o ultimo da nossa existência. Pode ser a ultima oportunidade de aceitar o presente de Deus – a salvação em Cristo Jesus.

Tiago nos adverte quanto ao presumir sobre os nossos amanhãs: “Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece” Tg 4.14.

Aproveite as oportunidades que Deus te dá hoje. O amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Esse é um sábio conselho, não apenas para jogadores de basquete ou qualquer outro esportista, mas para todos nós.

_____________________________________________________________________________________________

FÉ OUSADA

Sabe-se que a fé que agrada a Deus precisa ser ousada. Ousada em confiar que Deus pode mudar e reverter situações difíceis, ousada em esperar que Deus possa solucionar os problemas quase que insolúveis e por mais complexos que pareçam. Ousada em crer, em aproximar de Jesus, em tocá-lo esperançosamente confiando no milagre e na transformação da história. Assim foi a fé da mulher hemorrágica (Marcos 5.24-34).

Fé que leva a pessoa a um acovardamento em sua luta, não pode agradar a Deus. Deus está à procura de crentes corajosos, cheios de poder e ousadia. Crentes que tenham uma fé sarada, firme, grande, destemida e repleta de coragem. Portanto, há um grande risco em não demonstrar uma fé ousada, grande e corajosa.

É hora de demonstrar uma fé ousada e assim haverá vitórias, libertação e restauração. Não esqueça: Deus procura pessoas que tenham uma fé ousada.

Como vai a sua fé? Finalmente, pense nas palavras de Charles H. Spurgeon: “Uma pequena fé levará a vossa alma aos céus, mas uma grande fé trará os céus à vossa alma”.

“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”. 2Tm 1.7

_____________________________________________________________________________________________

“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas” Ap 22.14

A CIDADE DE DEUS

Na cidade de Deus, o lugar da eterna felicidade só entrará aqueles cujos nomes constam no livro da vida. São os que confiaram suas vidas a Jesus (Jo 1.29; Fp 4.3). Lá adoraremos a Deus para sempre. Quem tem a certeza de ir para a cidade de Deus, adora-o aqui. Nela haverá vida eterna e abundância na presença de Deus (Ap 22.1,2). Lá seremos plenamente felizes, vendo a face de Deus num jardim maravilhoso onde não há tristeza nem dor. Ao mesmo tempo saborearemos o fruto precioso da árvore da vida.

A promessa que temos é de nunca mais morrermos. A experiência da morte é para este mundo. É interessante notar que lá no jardim do Éden ninguém comeu da árvore da vida (Gn 2.9,17). Na cidade de Deus, porém, poderemos comê-lo (Ap 22.1,2). Ela está no meio da cidade para que todos tenham acesso (Ap 7.9).

Há muitas perguntas sem resposta sobre a vida na cidade de Deus. Esperemos com paciência até o momento de nossa partida e então saberemos tudo sobre ela.

Você já é cidadão desta cidade? Você já entregou a sua vida a Cristo? Seu nome já está escrito no livro da vida?

_____________________________________________________________________________________________

PRESENTE E … PRESENTE

É muito comum acharmos que a alegria está no que ainda vamos conquistar. Quando eu casar, tiver a minha casa, tiver filhos, quando eles crescerem, quando me aposentar… sempre achamos que depois de algo é que vamos estar realizados.

Precisamos entender que se não soubermos viver bem e felizes no presente, dificilmente seremos felizes no futuro. Agora é a melhor hora para sermos felizes. Quem deposita sua esperança somente no futuro deixa de ser feliz agora. Acabamos perdendo inúmeras oportunidades por não percebermos o que Deus tem para nós hoje.

O que fará do nosso momento um tempo bom ou mau depende da decisão que tomamos hoje. Josué tomou uma séria decisão quando disse que ele e sua casa serviriam ao Senhor. Jó fez aliança com seus olhos para não olhar de forma adúltera para uma mulher. Daniel decidiu não comer dos banquetes do rei.

Toda decisão requer uma ação. Para ser feliz, o dia de hoje deve ser um dia de ações, mais do que decisões. Toda ação deve ser acompanhada de fé. Agir com fé nos torna feliz. Teremos dias melhores se agirmos de acordo com a vontade de Deus e se colocarmos nossos planos e decisões nas mãos do Senhor.

O tempo presente é um presente de Deus.

“Consagrai-vos, hoje, ao Senhor…”

Ex 32.29

_____________________________________________________________________________________________

Se Deus fosse seu patrão Ele…

Se Deus fosse seu patrão, Ele estaria contente com seu modo de trabalhar? Ele estaria satisfeito com sua dedicação no projeto d’Ele? Ele teria motivos para elogiar você como membro de Sua “empresa”? Ele teria prazer em observar seus atos durante o trabalho? Ele teria tranqüilidade para entregar em suas mãos maiores responsabilidades? Ele relacionaria seu nome entre os mais confiáveis? Ele estaria seguro com aquilo que foi entregue aos seus cuidados? Se Deus fosse seu patrão, Ele poderia contar com seu serviço em qualquer momento?

Se Deus fosse seu patrão, Ele aceitaria os boatos com seu nome ou confiaria em seu caráter? Ele apontaria você como um exemplo a ser seguido ou um exemplo a ser esquecido? Ele saberia que suas intenções são honestas ou ficaria duvidoso em relação às suas motivações? Ele criaria meios para não perder você ou o deixaria ir sem pesar? Se Deus fosse seu patrão, Ele avaliaria seu comportamento como exemplar ou classificaria como ruim?

Saiba que Deus é Senhor de sua vida e não seu patrão nos termos que se conhece no exigente mercado de trabalho. Entretanto, sua conduta como filho de Deus precisa ser a de quem tem consciência que ocupa a mais alta posição, a de servo. Seu desafio pessoal como cooperador de Deus é responder com honestidade às indagações listadas acima, lembrando que servir envolve dedicação, responsabilidade e honestidade. Características nem sempre vistas no mundo dos negócios, mas requisito básico para aqueles que militam no reino de Deus.

O que fazer na prática? Avalie sua postura. Olhe para si mesmo. Faça aquilo que Deus está mandando. Mude seu estilo de vida para servir mais ao reino e à igreja. Trabalhe para agradar ao Pai e tenha confiança de que Ele sustentará sua vida.

Evaldo Rocha – Pastor da PIB em Seropédica – RJ

_____________________________________________________________________________________________

… olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus… Hb 12.1,2

Olhar é dar atenção, buscar interesse. Muitos estão olhando para a televisão. Outros estão olhando para o computador. Outros estão olhando para pessoas que estão em evidência. Outros estão olhando aquilo que não tem para o que os outros tem. No mundo religioso muitos estão olhando para líderes poderosos e buscando uma solução para seus problemas. Nesse tempo, como foi nos outros, a Bíblia adverte a olharmos para Deus, para Jesus.

Olhar para Jesus é o ponto de atração. Na história do pecado o olhar esteve presente e forte. Eva olhou para árvore e para as mentiras do inimigo.

Olhar para Jesus é o ponto de observação. De onde olhamos temos certa visão. Logo, temos de olhar de um ponto certo.

Olhar para Jesus é o ponto de encontro. O olhar de Jesus para Pedro quando este estava na fogueira o conduziu ao arrependimento. Na história de Zaqueu Jesus foi seu ponto de atração. Subiu numa árvore. Mas Jesus olhou para ele também e marcou um encontro em sua casa. Jesus mudou a vida de Zaqueu. A visão de Zaqueu sobre a vida também mudou.

Para onde, o que ou quem você está olhando?

“Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro” Is 45.22

_____________________________________________________________________________________________

FACA… QUEIJO… E FOME

Num dos artigos de Rubem Alves (A arte de produzir fome), ele cita Adélia Prado na seguinte frase: “Não quero faca nem queijo; quero é fome”. Por meio desta citação ele retira um ensino pedagógico. Se temos fome corremos atrás da faca e do queijo.

Deus nos tem provido de toda sorte de bênçãos nas regiões celestiais. Temos as promessas de Deus e participamos da natureza divina, se estamos em Cristo. O Espírito de Deus habita em nós e opera o Seu poder produzindo o fruto abençoado. Temos liberdade de culto em nosso país e a opção de escolher bíblia nas mais variadas cores, formas, tamanhos e utilidades. Deus nos tem dado o queijo e a faca.

Mas devemos analisar a nossa fome. Identificar a fome de ler a Palavra, de anunciar as grandezas de Deus, estar na presença de Deus em oração pelo simples prazer de desfrutar da companhia dEle. Enxergar em nós o engajamento nas coisas do Reino, no envolvimento com o povo de Deus e nos meios de Graça que Ele tem nos proporcionado. Perceber a fé pratica por meio da obediência.

Se não tenho fome é inútil ter o queijo e a faca. Pense nisto!

“Com minha alma suspiro de noite por ti e, com o meu espírito dentro de mim, eu te procuro diligentemente; porque, quando os teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça” Is 26.9

_____________________________________________________________________________________________

Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1Jo 5.12

A Bíblia ensina que Jesus é a vida. Que vida é esta? Como ela é?

Uma vida abundante – Jo.10.10 – O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Uma ida frutífera – Jo 15.5 – Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Uma vida vitoriosa – Gl 2.19,20 – Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Uma vida abençoadora – Gn 12.2 – de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!

Uma vida eterna – Jo 5.24 – Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

Quem tem o Filho, tem a vida. Só em vida quem tem Jesus; Ele é a vida.

_____________________________________________________________________________________________

UM CONVITE

O poeta Claude Mermet diz: “Amigos são como melões; e vou lhes dizer por que: para encontrar um que preste, você tem que experimentar aos montões!”. A maioria de nós sabe que isto tem um fundo de verdade. É difícil encontrar bons amigos.

Será que Deus sente o mesmo em relação a nós? No Antigo Testamento, Deus chamou um de amigo (Isaías 41.8) “Abraão meu amigo”. Um clube exclusivo. Mas os discípulos admiraram-se, pois Jesus lhes disse: “Já não vos chamo de servos… Em vez disso, eu os tenho chamado de amigos” (João 15.15).

Melhor ainda, Ele diz isso também a nós. E como é ser amigo de Jesus? Começa com um compromisso. Conforme Ele mesmo disse: “Vocês são meus amigos, se fizerem o que lhes ordeno” (João 15.14). E acrescentou a dinâmica da comunicação. Ele promete contar-nos tudo o que ouviu do Pai (João 15.15). Você está ouvindo?

E, como amigos de Jesus, começamos a dar frutos (João 15.16), compartilhamos da semelhança com Ele, ao refletirmos sua glória nas nossas atividades e atos (2Coríntios 3.18).

Jesus lhe dá as boas vindas ao privilégio da amizade com Ele!

Você já é amigo dEle?

_____________________________________________________________________________________________

A BIBLIA E O CELULAR

Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular?

E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa?

E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?

E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no trabalho…?

E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?

E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?

E se a déssemos de presente às crianças?
E se a usássemos quando viajamos?
E se lançássemos mão dela em caso de emergência?
Mais uma coisa:
Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela ‘pega’ em qualquer lugar.
Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim.
E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto!

(Is 55:6)

(extraído)

_____________________________________________________________________________________________

ASSEMBLÉIA NA CARPINTARIA

Contam que na carpintaria houve uma assembléia. Foi uma reunião das ferramentas para acertar suas diferenças.

O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também se retirasse o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante da proposta, o parafuso aceitou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia ser ela muito áspera entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito.

Nesse momento o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra: – “Senhores, ficou provado que temos muitos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com as nossas qualidades. Assim não fixemo-nos nos pontos fracos, mas nos fortes”. A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato.

Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalharem juntos.

O mesmo acontece conosco. Pense nisto.

_____________________________________________________________________________________________

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

No seu quadro “Uma Alegoria da Prudência,” o pintor veneziano do século XVI, Titian, retratou a Prudência como um homem com três cabeças. Uma cabeça era a de um jovem virado para o futuro, outra de um homem adulto a olhar o presente, e a terceira era de um homem idoso contemplando o passado. Sobre as suas cabeças Titan escreveu uma frase em latim que significa “Do exemplo do passado, o homem do presente age prudentemente para não pôr em perigo o futuro.”

Precisamos deste tipo de sabedoria para ultrapassarmos a inquietação criada pelos nossos erros passados e o medo de os repetir no futuro – uma inquietação que agora nos impede de viver abundantemente.
Paulo pôde “esquecer” o seu passado e antecipar o seu futuro (Fp 3:13-14). Isto não quer dizer que a sua memória tenha sido apagada; quer dizer que Paulo estava livre de qualquer culpa, ou orgulho que possa ter sentido nas suas ações passadas, porque Deus o perdoou. Esta atitude permitiu-o viver o presente e “prosseguir para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (v.14). Logo, ele tinha uma paixão que o impelia – conhecer melhor a Cristo.

Ao encerrarmos o capítulo de 2008, dediquemo-nos outra vez a Cristo. Jesus capacitar-nos-á para vivermos abundantemente no presente, à medida que recebemos sabedoria do passado para enfrentarmos o futuro com coragem.

_____________________________________________________________________________________________

POR TUDO

Obrigado Senhor, por tudo.

Por me teres tirado do nada.

Por teres enchido

Este enorme vazio.

Por teres iluminado

Aquela minha escuridão.

Hoje mesmo quando estou sozinho.

Sei que estás do meu lado.

Obrigado Senhor!

Muito obrigado por tudo.

Senhor eu te agradeço,

Pela minha salvação.

É uma graça sem preço,

Sentir o Teu perdão.

Obrigado pela Tua proteção,

Em todo o meu caminhar,

Eu sinto a Tua onipotente mão

Presente para me ajudar.

Obrigado por Te conhecer,

Mais e melhor a cada dia,

Em que me fazes viver

Cheio da Tua alegria.

_____________________________________________________________________________________________

A MORTE DA RAIZ

Cortou a raiz a planta morre. Esta é uma verdade da qual todos somos cientes. Hoje há muitas igrejas que já não tem mais culto de oração e escola bíblica. Bíblia e oração são as raízes da nossa maturidade espiritual. Sem ela não há folhas verdes nem frutos. Triste situação.

Escrevo isto porque fico extremamente preocupado quando olho para nosso culto de oração e nossa escola bíblica. Somos uma igreja pequena. Mas somos uma igreja minúscula nestes dois aspectos. Por outro lado, desde que me converti vi as igrejas lutando com isto. As igrejas de grande projeção já abriram mão destes dois programas. Sim, há encontros de oração, mas não para dar e, sim, para receber.

Então, na minha caminhada cristã ouvi comentários do tipo: Precisa inventar algo novo, um atrativo. Fico pensando, o que inventar para falar com Deus, pedir por nós e por outras pessoas? Deveríamos inventar entretenimento?

A apatia espiritual é uma marca do nosso tempo. Muita gente do povo de Deus procurando, não porque não tem, mas porque não consegue se satisfazer aos pés de Jesus. O culto de oração e a escola bíblica refletem a vida espiritual do povo. Quando alguém está sedento de Deus quer servir, falar com o Senhor e aprender Dele. Espero que não precisemos cortar nenhuma raiz. Espero que a planta não morra. Oro para que Deus renove esta planta. Como está a raiz da sua vida espiritual? Pense nisto.

_____________________________________________________________________________________________

CRISTO, DOM DE DEUS

Coisas jamais poderão trazer contentamento pleno em nós. Somos completos somente se Cristo for o centro do nosso viver. Os nossos pensamentos só se alinham com o céu e o nosso coração encontra repouso Nele.

Chegará o dia em que todo o universo se prostrará diante de Jesus (Fp 2.9-11). Jesus é a essência das promessas (Cl 2.23).

Jesus é muito mais que o nosso Salvador. A salvação proporcionada por Ele é a porta para que Cristo seja formado em nós. Tudo existe por causa de Cristo (Cl 1.16,17). Cristo é a nossa maior benção (Ef 1.3). Fora dEle não somos nada e não temos nada.

Devemos tomar cuidado para não ficarmos buscando coisas diante de Deus e não buscarmos o próprio Cristo. Jesus não nos dá uma coisa chamada vitória, Ele é a nossa vitória (Rm 11.36). A nossa alma almeja por uma Pessoa, não por uma benção (Mt 11.28-30). Deus não nos dá nada fora de Seu Filho.

Cristo é o dom de Deus.

“Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados” Cl 2.9,10

_____________________________________________________________________________________________

ZURUK ZU GOTT !

Há mais de 40 anos abria-se numa rua em São Paulo, uma ampla vista por cima de um vale com um matagal. Olhando para o outro lado via-se um casarão com um enorme letreiro gravado as palavras acima em alemão.

Para quem entendesse a frase era um recado importante. Mas o que era aquilo? Era a sede da Igreja Batista Alemã em São Paulo, e a frase significa: “Volte para Deus!”.

Conseguimos colocar obstáculos entre nós e Deus a ponto de perdê-lo de vista. Você já se encontrou com Deus? Ou perdeu-o de vista com o tempo?

Tal como aquela igreja continua anunciando mesmo sem letreiro, o convite do Senhor continua em vigor para todos.

Para voltar a Deus não é preciso saber alemão nem complicar as coisas. Deus lembra aos que não o encontram, de que Ele os encontrou e nos reconciliou consigo mesmo na pessoa de Jesus.

Busque o Senhor enquanto está perto!

“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”

Hb 4.16

_____________________________________________________________________________________________

“E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre” Ap 1.18

As árvores, as flores, as borboletas, a primavera, as vozes da natureza nos falam da ressurreição.

Meditemos e deixemos a nossa alma impregnar-se desta espe­rança, desta certeza.

Levou todas as dores o Cordeiro.

Só; rejeitado; verme; ensangüentado…

“Homem de dores”, tão desfigurado…

Todas as dores sobre Si levou.

As minhas dores sobre Si levou.

Levou os pecados todos o Cordeiro.

O oculto; o “leve”; o torpe;

o hediondo e cru.

Morreu. Desamparado, exposto, nu.

Todo o pecado sobre Si levou.

O meu pecado sobre Si levou.

Levou todas as mortes o Cordeiro.

Trevas. Potências. Desamparo e brado, Terremoto e furor!

– “É consumado!”

E toda a morte sobre Si levou.

A minha morte sobre Si levou.

Manhã.

Silêncio.Túmulo vazio.

Paz; salvação:

Perdão, graça, vitória,

Vida – Vida abundante, eterna! Glória!

Tudo pra mim.

_____________________________________________________________________________________________

“…educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente…” Tt 2.12

Coração sensato, vida justa e adoração piedosa – perfil do cristão.

Não é difícil descrever o perfil físico de alguém: cor de olhos, traços do rosto, cor da pelo, dos cabelos, altura, etc. Descrever-nos fisicamente, também não é difícil. E a descrição do interior? Nem sempre gostamos de revelar nosso mundo interior, nossas fraquezas, temores e mazelas. Muitas vezes maquiamos o que de fato se passa em nosso coração. É uma autodefesa. Porém aquilo que somos interna ou externamente está descoberto diante do Senhor.

Nos momentos mais difíceis da nossa vida é que nos deparamos coma realidade interior. O que de fato pensamos, sentimos, o grau da nossa força, a que distância estamos do Senhor, o quanto do que aprendemos de fato fazem parte da prática de vida.

José do Egito, até o dia em que fugiu do assédio sexual da mulher de Potifar, não era conhecido por seu valor e integridade moral. Assim como Ananaias e Safira foram dissimulados na busca de prestígio, Simão o mago, na busca de carisma.

Paulo no texto desta pastoral destaca três verdades. Primeiro com relação à nossa própria pessoa. Devemos renunciar às nossas paixões carnais e viver de forma sensata. Segundo com relação ao próximo devemos viver de maneira justa. Terceiro em relação a Deus, devemos viver piedosamente, devotamente, sinceramente, identificando-nos com o nosso Senhor.

Busquemos o perfil que agrada a Deus e, certamente a alegria da presença dEle estará em nós.

_____________________________________________________________________________________________

O PRINCIPAL

Se sua casa estivesse pegando fogo, o que você salvaria? Será que os móveis, documentos, dinheiro, animal de estimação, pessoas? Se sofrêssemos um acidente e perdêssemos algum membro, qual seria a nossa reação diante da vida? Desistiríamos dela? Afinal, o que é mais importante para você?

Jesus pediu ao Pai que afastasse, se possível, o sofrimento que estava prestes a enfrentar (Lc 22.39-42). Não era qualquer sofrimento. Era sofrer e morrer. Contudo Jesus disse: Não seja feita a minha vontade, mas a Tua. Tudo isto fazia parte do plano de Deus para benefício da humanidade.

Queremos o contrário, que Deus faça a nossa vontade, satisfaça os nossos desejos, encaixe a Sua vontade na nossa. Mas a Bíblia mostra que Deus deve reinar e não nós.

Um pintor trabalhava minuciosamente em um detalhe no ponto mais alto do teto, que ninguém podia ver lá de baixo. Alguém perguntou por que tanto trabalho se ninguém ia enxergar. Ele respondeu: Deus vê!

Deus é o principal em nossas vidas? Buscamos a Ele em primeiro lugar? Submetemos-nos a Sua vontade? Em que lugar de prioridade de nossa lista Ele ocupa?

Se a nossa vida não está centrada em Deus ela não faz sentido. E se o sentido da nossa vida está nas coisas que fazemos o que acontecerá quando algo não der certo?

Deus é o motivo para você viver?

Pense nisto.

_____________________________________________________________________________________________

Dez coisas tão simples quanto essenciais à vida!

1. Nunca descreia do poder do amor, ainda que você demore muito a ver os resultados;

2. Não tema pedir em oração, pois o Pai tem prazer em nos ouvir pedindo em fé confiante; mas lembre que Deus não está preso à oração, posto que somente nos atenda naquilo que Ele, como Pai, não julgue que nos fará mal;

3. Leia as Escrituras, especialmente a parte chamada de Novo Testamento; pois toda pessoa que, tendo tal chance, não a use, demonstra que não deseja mesmo conhecer a Deus; posto que seja pela leitura da Palavra que melhor se possa discernir a vontade de Deus;

4. Exercite-se na dadivosidade e na generosidade, pois por tais exercícios seu coração se manterá sóbrio em relação a dinheiro e poder;

5. Nunca fuja de uma necessidade humana que você possa ajudar a resolver… Seria como fugir de Jesus;

6. Fuja do pensamento malicioso. Seja sábio e sóbrio, mas não olhe com malicia, posto que o olhar malicioso corrompe todo o seu ser;

7. Cuidado com todas as raízes perversas… Sim, cuide de seu coração para que nele não cresçam as raízes da inveja, da amargura, da arrogância ou da auto-vitimização; pois essas são as piores raízes a serem deixadas vivas no chão do ser;

8. Nunca se sinta importante, pois tiraria toda a sua naturalidade de ser e viver…; além de que tal sentir é a ladeira para o abismo;

9. Nunca fuja de nenhuma verdade sobre você ou sobre quem você ame; pois, por tal evasão perde-se o discernimento e mergulha-se o ser no escafandro do auto-engano no fundo de um mar de rochas… Além disso, quem determina um auto-engano no pouco, esse será enganado no muito;

10. Ame a Deus e ao próximo; e não existirá lugar para ídolos em seu coração.

_____________________________________________________________________________________________

A VONTADE DO HOMEM

O ensino acerca de Deus como milagreiro e do encontro com Deus como emoção, tem feito com que quase ninguém mais ache que a sua própria vontade, sua volição, sua decisão, seu querer contra o desejo – tenha o poder de fazer o que Deus manda que seja feito por nós, para o nosso bem, com ou sem emoção. Assim as pessoas ficam a vida toda pedindo que Deus mostre e faça a Sua vontade em suas vidas!…

Se fosse com os aleijados de hoje Jesus teria que levantar o indivíduo e forçá-lo a caminhar; pois, sem uma mão de Deus não adianta o mandamento de Deus! Entretanto, há um poder de vontade no homem que precisa ser exercido até ao seu limite, a fim de que o poder de Deus se manifeste em nós – isto quando nosso poder de vontade e prática se direcionam para a realização da vontade já revelada de Deus como mandamento.

A vontade de Deus não tem que ser emocionante para ser obedecida. A emoção de Abraão levando Isaque para o Moriá não era romântica em nada…Jesus disse: “Se sabeis estas cosias…, bem-aventurados sois se as praticardes”. Não se vê Jesus carregando pessoas. Vê-se Jesus curando pessoas e pondo-as para andar. Deus nos deu vontade. Deus nos deu poder. Deus nos assiste com o poder da fé. Mas o homem tem que andar… Tem que se levantar… Tem que querer ser curado para usufruir o poder de Deus como cura.

O ensino do Evangelho impõe que o homem use todos os seus recursos na decisão de fazer a vontade revelada de Deus; seja ela qual for… E se algo me for maior, então, devo saber que terei sempre o poder me transcende, mas, para isto, devo antes ter me posto a caminho, com as forças que me facultarem o ato consciente de obedecer.

_____________________________________________________________________________________________

MAIS PERTO

Seja o que for que se interponha em nosso coaminho com Cristo devemos lançar fora. Estejamos aspirando uma vida mais nobre, mais rica, mais próxima de Jesus. Nosso Senhor sempre esteve perto dos que necessitam e dos que sentem necessidade.

Cristo estava ali.

A fonte de Vida.

Ele estava ali.

Ao alcance de todos,

Para quem o quisesse.

Cristo estava ali.

Maria sentou-se a seus pés, a escutá-lO;

E João reclinou-se em Seu peito sagrado.

Zaqueu recebeu-O contente, em seu lar.

“Eis que estou convosco.”

Ele está conosco;

Ele, sempre o mesmo,

Sempre desejoso De nos receber.

Cristo está conosco,

Presente.

Onde estás?

Agradeça com seus lábios este amor em sua direção. Um amor sempre presente e imensurável. Agradeça com sua vida também!

Por que não andarmos mais perto de Cristo? Por que passar fome ante mesa tão farta? Por que estar no baixo, se os cumes são nossos? Cheguemo-nos pois!

“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria” Cl 3:5

Honramos o nome de Deus quando o chamamos de Pai, e vivemos como seus filhos.

Na Roma da antiguidade, ocasionalmente os imperadores se utilizavam de adoções para passar a sucessão a herdeiros competentes. Augusto César foi adotado pelo seu tio avô Júlio César. Outros filhos adotivos notáveis incluem os imperadores: Tibério, Trajano e Adriano. Todos eles provaram que eram fortes governantes porque cada um viveu como verdadeiro filho do seu pai adotivo.

Todo cristão é um filho adotivo de Deus. Temos uma dívida enorme com Ele devido ao Seu favor. O que Deus deseja? Ele quer que vivamos de maneira condigna de Seus filhos. Precisamos nos livrar de atividades e valores que não combinam com a posição de filhos adotivos de Deus (Cl 3:5). Caminhos egoístas e destrutivos devem ser substituídos por atividades e valores que demonstrem nossa gratidão e amor por Deus e que reflitam a condição de sermos Seus filhos. Paulo escreveu: “Revesti-vos, pois… de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade” (Cl 3:12).

Hoje estaremos em torno da Ceia do Senhor. Não somente neste momento, mas também nele, reflitamos se as pessoas ao seu redor podem dizer que somos verdadeiramente um filho de Deus? Pergunte ao Espírito Santo, o que você precisa deixar ou acrescentar à sua vida para refletir mais claramente a sua condição de filho adotivo de Deus.

_____________________________________________________________________________________________

Senhor, tua igreja

Se une com fervor

Querendo expressar-te

Profundo e grato amor.

Em vão é nosso esforço

Sem tua aprovação;

Viemos implorar-te

A tua direção

Em ti nós confiamos

Pois tudo vem de ti.

E a ti nos consagramos

Por toda a vida aqui.

Das bênçãos que nos deste

Trazemos o melhor:

Talentos, bem e tempo

São teus ó Salvador

Dá-nos visão e coragem,

Pois queremos te obedecer,

E, em tudo o que nós fizermos,

Te honrar e agradecer.

Quando Jesus enviou Seus discípulos, deu-lhes esta promessa: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:20). Literalmente, as palavras todos os dias significam “sempre”.

Jesus não disse simplesmente “sempre”, mas “todos os dias.” Tal afirmação inclui nossas diversas atividades, as circunstâncias boas e más que nos cercam, as várias responsabilidades que temos no transcurso dos nossos dias, as nuvens tempestuosas e o brilho do sol.

Nosso Senhor está conosco, não importa o que cada dia traz. Pode ser um dia de alegria ou tristeza, de doença ou saúde, de sucesso ou fracasso. Não importa o que nos acontecerá neste dia, nosso Senhor estará caminhando ao nosso lado, dando-nos forças, amando-nos, enchendo-nos de fé, esperança e amor. Ao nos envolver com silenciosa tranqüilidade e segurança, nossos inimigos se afastam, e nossos temores, aflições e dúvidas começam a diminuir.

Nós podemos suportar qualquer situação e circunstância porque sabemos que o Senhor está perto, assim como falou a Paulo em At 18.9-11 – Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade.

Experimente a presença de Deus, parando em meio ao seu dia atarefado e diga para si mesmo: “O Senhor está aqui”. Ore para que você possa ver aquele que é invisível, e vê-lo em todo lugar.

_____________________________________________________________________________________________

Evidências da vida do “EU”

O “eu” tem uma disposição para olhar todas as coisas avaliando de que maneira afetarão a sua honra e felicidade.

O “eu” está sempre se autoexaltando. Fala de si, das suas realizações. Ele sempre vem na frente de qualquer frase. Nunca admite seus fracassos, mas fala da sua vitória. Está cheio de justiça própria. Apresenta-se como herói. Ele olha à sua volta pra perceber se há alguém por perto para se promover.

O “eu” é melindroso, está sempre à flor da pele. Está sempre alerta para ofender-se à menor provocação. Se não o cumprimentam ou mencionam o seu nome, a contenda está feita ou a cara se fecha. Quando o “eu” não está todo imponente tudo está contra ele.

O “eu” gosta de fazer “barraco”. Não suporta conselho, repreensão ou correção. Está sempre se defendendo. No entanto, esforça-se para impressionar com sua “santidade”. Gosta de atrair a atenção para si.

A Palavra diz que devemos crucificar o nosso eu na cruz de Cristo. A alma que está crucificada ama ser pequena, humilde. Move-se em espírito de oração sem ostentação. Não olha somente pra si, mas para aquele que está à sua volta. Sabe exatamente o seu lugar. Dessa forma, está cheia da mente de Jesus.

“Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus” Rm 6.11

_____________________________________________________________________________________________

Dia da Mulher

A Mulher Virtuosa – Pv 31.10-31

Mulher valorosa – v.10

Mulher Fiel – v.11

Mulher Perseverante – v.12

Mulher Serviçal – v.13

Mulher Precavida – v.14

Mulher Administradora – v.15

Mulher Inteligente e Negociante – v.16

Mulher Forte e Vigorosa – v.17

Mulher Cristã – v.18

Mulher Trabalhadora – v.19

Mulher Amorosa – v.20

Mulher de Fé – v.21,22

Mulher Notável – v.23

Mulher Caridosa – v.24

Mulher Digna e Despreocupada – v.25

Mulher Sábia no Falar – v.26

Mulher Organizada – v.27

Mulher Ditosa e Louvada – v.28

Mulher Sobrepujante – v.29

Mulher Temente a Deus – v.30

Mulher de Boas Obras – v.31

Ser mulher é mais do que apresentar-se com talentos domésticos, com beleza e com suficiência própria. Ser mulher é ser capaz de amar, sacrificar-se por outros e colocar a Deus em primeiro lugar. É ter intuição suficiente para identificar a Vontade Soberana de Deus.

_____________________________________________________________________________________________

ESPERANDO

“Apressa-Te em ajudar-me, oh Senhor!”, orou o Salmista Davi (Sl 70:1). Como ele, também não gostamos de esperar. Detestamos longas filas nos supermercados e os congestionamentos no centro e em torno dos shoppings. Não gostamos de aguardar nos bancos ou restaurantes.

Há esperas mais duras: um casal sem filhos que espera uma criança; um solteiro que espera um casamento; o cônjuge que espera uma palavra afável e gentil; o doente preocupado que espera o diagnóstico do médico.

Porém, aquilo por que esperamos é muito menos importante do que o que Deus faz enquanto esperamos. Nesses momentos Ele trabalha em nós para desenvolver aquelas virtudes espirituais, tão difíceis de alcançar, como mansidão, bondade, e paciência, entre outras. E, mais importante, aprendemos a apoiar-nos somente em Deus para folgarmos e nos alegrarmos n’Ele.

Certo autor disse: “É o mistério da arte de educar os espíritos humanos para um melhor temperamento que, sozinhos, nunca conseguiriam. Que exames de coração, que análises de motivação, que revelação da Palavra de Deus, que edificação de alma… Tudo isto está associado a esses dias penosos de espera, os quais, apesar de tudo, são grandes no destino espiritual”.

Deus estica a nossa paciência para alargar a nossa alma.

(extraído)

_____________________________________________________________________________________________

“Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel…” – Gn 32.28

Uma experiência genuína e profunda com Deus leva à reconciliação com os homens. Uma experiência real com Deus há necessariamente de levar-nos a uma transformação e obediência à Sua vontade.

Hoje muitos se dizem cristãos, crentes, evangélicos e por aí vai. Mas é inacreditável a quantidade de pessoas que se denominam desta forma que tratam mal outras pessoas, conservam inimizades, que não se esforçam para viver em paz. Crentes envolvidos em barracos, gritarias, inimizades tem dado um mau testemunho para o Caminho.

Jacó foi um homem que saiu de casa porque enganou o pai, o irmão, foi pivô de conchavos, tudo para proveito próprio. Passa vários anos na casa de seu tio Labão. Nesse período tem um encontro com Deus. Jacó resolve voltar à casa de seus pais, mesmo sabendo que seu irmão Esaú o havia jurado de morte (Gn 27.41). No regresso, recebe a informação de que seu irmão vem ao seu encontro com 4oo homens. Ele ora ao Senhor pedindo misericórdia e livramento. Fica sós com Deus e tem uma experiência genuína e profunda com a presença do Senhor. Nesse momento seu nome é mudado de Jacó (enganador) para Israel (vencedor com Deus). Jacó volta ainda mais transformado e se reconcilia com seu irmão.

Você está com problema com alguém? Está amargurado? Está instalando uma inimizade? Renda-se ao Senhor. Só depois de parar de lutar com Deus e deixar que Ele transformasse sua vida foi que Jacó venceu. Pense nisto.

_____________________________________________________________________________________________

Missões: Fé em ação

A palavra “desempenho” vem do radical empenho, do latim pignus, que significa penhor, garantia, acompanhada do prefixo “des” que, apesar de indicar uma negação, sugere uma garantia de que o servo se empenhará em suas obrigações e, ao terminar, apresentará o seu desempenho, na certeza de que voltará a realizar suas obrigações com mais afinco.

Se nos empenharmos Ele estará conosco – Mt 28.20. Nosso desempenho será no poder de Deus – At 4.20.

Estamos dispostos a dar nossa vida por Jesus? Estamos dispostos a mudar a realidade de milhões de brasileiros que se encontram em miséria espiritual?

Quando Pedro pede ao Mestre que o chame para fora do barco e ande sobre o mar, por olhar para o vento e duvidar, começa a afundar. Pedro não duvidou de Jesus e nem do poder dele, mas duvidou de si mesmo. Duvidou de que seria capaz de cumprir a missão.

Fé é acreditar que posso todas as coisas naquele que me fortalece. Fé com obras.

Ed René Kvitz afirma, ciando Rob Bell, que fé é acreditar que Deus acredita em você. Uma palavra muito oportuna que vai de encontro com nossas convicções missionárias.

Este é o desejo do Senhor, que cada servo dê de tudo para que o reino de Deus seja estabelecido na terra.

(Revista Campanha Missões Nacionais 2009)

_____________________________________________________________________________________________

Façam aos outros…

Em Maio de 2006, David Sharp deixou o acampamento para fazer a sua 3ª escalada ao Everest. Ele alcançou o cume, mas na descida ficou sem oxigênio. Quando estava estendido na encosta da montanha, 40 alpinistas passaram por ele.

Dizem que naquelas altitudes privadas de oxigênio, os salvamentos são muito perigosos. No entanto, alguns crêem que os alpinistas estão tão interessados por alcançar o cume que se tornam demasiado egoístas para ajudar os que estão em dificuldades.

Em Mateus 7:12, Jesus deu aos Seus discípulos o segredo para se cumprir todos os mandamentos do Velho Testamento – amar os outros e viver para seu benefício. Ele disse de forma radical no Sermão do Monte (Mt 5:17-7:11).

Por mais difícil que seja viver para benefício dos outros, Jesus sabia que os Seus seguidores poderiam viver consistentemente esta ética tirando força de uma justiça que vai além do dever e que se conforma às regras (Mt 5:20). É uma justiça que só pode vir do próprio Deus.

O amor é a dívida que devemos uns aos outros.

“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas” Mt 7.12

_____________________________________________________________________________________________

EXERCITANDO A FÉ

Percebemos que na nossa vida há períodos de mais tranqüilidade e outros mais agitados. Muitos de nós estamos passando por momentos difíceis. Aflições que se originam por enfermidades, relacionamentos, financeiros, adaptação à mudanças dentro do lar, perdas, frustrações de planos que não aconteceram como pensávamos, desânimo, etc.

Momentos estes, comuns a todos nós, trazem um desafio à nossa fé – torná-la prática. Este não é um momento para nos afastarmos de Deus, nem do convívio da igreja local. É momento de nos esforçarmos contra os sentimentos contrários à fé que surgem em nosso coração. Momento de buscarmos ajuda, orações, fortalecimento na Palavra. Não é momento para murmuração, porque esta autoriza ao inimigo a agir, mas podemos apresentar as nossas queixas a Deus numa atitude de buscar auxílio.

Se passarmos estes momentos aflitivos com Deus sairemos mais fortes, experientes, perseverante, mais sábios.

Calma meu irmão, continue firme com Deus, Ele e somente Ele é o nosso socorro bem presente nas tribulações. Permaneça na proteção do aprisco do Senhor. Creia no poder e nas promessas de nosso Deus. Exercite a sua fé nEle!

Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! Tg 1.2-4

_____________________________________________________________________________________________

“Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma” 1Ts 1.8

…não termos necessidade de acrescentar alguma coisa…, que desafio para nós, aquele povo tinha compromisso com Deus. Compromisso significa: obrigar-se por vontade própria a realizar uma promessa feita a alguém ou a um grupo.

O compromisso refere-se mais a concretização da promessa. Recebemos a Jesus como Senhor. Comprometemos-nos com o Reino de Deus. Entregamos nossa vida a Ele.

Basicamente o que Deus requer de nós exige compromisso em duas direções: conduta e serviço.

Como estão estes compromissos em nossa vida? Façamos uma avaliação…

– Tenho dado um testemunho cristão no meu trabalho, em casa, na vizinhança, na igreja local, nos meus relacionamentos?

– Tenho trazido meus filhos para aprender da Palavra de Deus, facilitando o conhecimento deles dos valores do Reino?

– Tenho amado a igreja local, cultuado a Deus juntamente com o povo de Deus?

– Tenho buscado ao Senhor em oração individualmente e coletivamente?

– Tenho servido ao Senhor ou vivido só pra mim?

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” 1Co 10.31

_____________________________________________________________________________________________

“Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra! Sl 121.1,2

Não se isole. Busque ajuda e vença os problemas na força e poder de Deus.

Já dissemos ou ouvimos alguém dizer: Estou no mato sem cachorro. Isto quer dizer que estamos perdidos, sem saber o que fazer, pensar ou aonde ir. É muito difícil estar numa situação dessas, mas a história mostra que não é impossível nos encontrarmos assim. O que fazer?

Não se desespere, mas confie em Deus. Seja a tua primeira ação – orar, se derramar na presença de Deus. Feche a porta de seu quarto. Chore na presença de Deus. Creia que você não está sozinho no quarto, pois Ele estará ali com você. Busque a orientação dEle na Bíblia, peça ajuda de pessoas maduras na fé. Tenha calma, não se apresse, não saia decidindo no calor da emoção.

Não se isole. Busque estar junto de alguém que ore por você. O ser humano não foi feito para viver sozinho. Ele não está isento de problemas. Ele também não é super-herói. Não abandone o ajuntamento com os irmãos, continue cultuando o Senhor, Ele é o nosso Deus independente das circunstâncias que venhamos passar.

Lembre-se que não precisamos de um cachorro no mato, precisamos dAquele que fez o cachorro, a floresta e a nós mesmos. Nele encontraremos a resposta, a segurança, a proteção, o ensino, a força e crescimento. Nosso socorro não está nos montes, mas no Todo Poderoso que fez os montes.

_____________________________________________________________________________________________

ATITUDE

Um professor de música com uma voz bem treinada, geralmente, cantava a parte principal dos solos masculinos no coral de uma grande igreja. Um jovem sem nenhum treinamento vocal às vezes cantava alguns solos menores. Quando a dirigente do coro preparava a cantata de Natal, sentiu que a voz e o estilo do jovem o tornavam a pessoa ideal para o papel principal. Entretanto, ela não sabia como poderia dar o papel a ele sem ofender o professor de música.

A ansiedade dela era desnecessária. O professor teve a mesma idéia que ela e disse-lhe que o jovem deveria receber o papel principal da cantata. Ele continuou a cantar fielmente no coral e foi uma fonte de grande encorajamento para o moço.

As pessoas que conseguem deixar de lado as ambições egoístas e, genuinamente buscar o bem de outros têm uma atitude que agrada a Deus.

Você se lembra da reação de João Batista quando as multidões o deixaram e começaram a seguir Jesus? Ele declarou, “Convém que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3:30).

O que João Batista e o professor de música tinham em comum? Eles foram capazes de superar a “ambição egoísta”. Sentiram-se felizes por outras pessoas serem reconhecidas, quando este reconhecimento era para o bem de todos. Será que o mesmo pode ser dito a nosso respeito?

Quando nos esquecemos de nós mesmos e fazemos algo em favor de outros, as pessoas se lembrarão de nós.

_____________________________________________________________________________________________

ALIMENTO

Sem dúvida alguma devemos estar atentos à nossa alimentação. Esta verdade está intimamente ligada à nossa qualidade de vida. Uma frase dita pelos médicos que revela esta importância é: Somos aquilo que comemos.

Pois bem, que alimento temos oferecido à nossa alma? Quando lemos, meditamos ou estudamos a Palavra de Deus estamos fazendo mais do que acrescentar um item à nossa lista de tarefas. Estamos nos alimentado do alto. Precisamos absorvê-la lentamente, digeri-la com reflexão silenciosa.

A Palavra de Deus contém todos os nutrientes para a alma sadia:

-Provê conexão com o nosso sustentador;

-Alimenta o cérebro, dá discernimentos;

-Revela as condições do nosso coração;

-Orienta nossos pés;

-É medicina preventiva contra o pecado;

-É uma ducha espiritual de paz, esperança e conforto;

-É um verdadeiro banquete.

Devemos conhecer a Palavra de Deus em nossa mente. Armazenar em nosso coração. Mostrar em nossa vida e semear à nossa volta.

“Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração”

Jr 15.16

_____________________________________________________________________________________________

INSUFLAR AS VELAS

Certa vez um velejador, num dia quente e úmido conduzia seu veleiro para fora do ancoradouro, em direção ao lago. O motor estava ligado e seu plano era levar o barco até um lugar onde os ventos fossem suficientemente fortes para poder usar as velas. Logo percebeu que havia pouca brisa no lago. Desligou o motor, subiu as velas, observou a superfície da água e esperou por algum sinal de vento. Ali sentado, sob o sol e um calor sufocante, quase sem se mover, sentia-se frustrado e entediado. Mas havia escutado o boletim meteorológico e sabia que o vento iria aumentar ao longo do dia, por isso esperou. Não demorou muito para ele cruzar o lago a toda velocidade, com todas as velas abertas, aproveitando plenamente o dia e tendo o sopro de Deus como seu sistema de propulsão.

Essa experiência nos faz pensar como, por vezes, sentimo-nos frustrados e entediados com nossa vida. Durante esses momentos, em muitas ocasiões, buscamos a felicidade em diversões e em outras pessoas. Esquecemos que, se confiarmos em Deus como nosso verdadeiro vento, a fase que experimentamos pode ser seguida pela emoção de seguirmos adiante. Vamos experimentar a promessa de Deus. Vamos deixar Deus insuflar as velas da nossa vida.

Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa: dele vem a minha salvação. Salmo 62.1

_____________________________________________________________________________________________

“Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte” Fp 1.20

É difícil dar a vida por alguém; não conseguimos nem imaginar a atitude de literalmente dar a vida em resgate de outro. Pense nas pessoas que você mais ama, com as quais você tem relacionamento íntimo. Você defenderia tal pessoa dando a sua própria vida para defender quem você mais ama?

Imagine pessoas ligadas à sua família com as quais você não tem muito relacionamento. Imagine as que você mal conhece.

É difícil dar a vida por alguém, a menos que iniciemos pensando em ter como parâmetro único o amor de Deus na Pessoa de Jesus. Só nEle podemos nos sentir estimulados.

Quando Paulo falava aos filipenses estando em prisão, por amor ao evangelho, estava à disposição de Deus. Ainda que a côrte romana desse como veredicto final a morte para ele, seu alvo era glorificar a Cristo. Esta atitude é a perfeita submissão à vontade de Deus.

Se vivermos uma vida cristã autêntica, de compaixão aos perdidos, com a esperança da vida eterna em nosso coração estaremos próximos de viver a realidade expressa por Paulo.

Se a nossa aproximação de amor às pessoas estiver em harmonia com a Bíblia, não hesitaremos em dizer o que Paulo disse.

Este é o alvo; nesta direção devemos caminhar.

_____________________________________________________________________________________________

POR TUDO

Obrigado Senhor, por tudo.

Por me teres tirado do nada.

Por teres enchido

Este enorme vazio.

Por teres iluminado

Aquela minha escuridão.

Hoje mesmo quando estou sozinho.

Sei que estás do meu lado.

Obrigado Senhor.

Muito obrigado por tudo.

Senhor eu te agradeço,

Pela minha salvação.

É uma graça sem preço,

Sentir o Teu perdão.

Obrigado pela Tua proteção,

Em todo o meu caminhar,

Eu sinto a Tua onipotente mão

Presente para me ajudar.

Obrigado por Te conhecer,

Mais e melhor a cada dia,

Em que me fazes viver

Cheio da Tua alegria.

_____________________________________________________________________________________________

Decidido para o batismo após a leitura do Apocalipse

Miguel é um jovem espanhol que freqüenta a Igreja Batista de Almussafes. Durante dois meses, semanalmente, estivemos em sua casa fazendo estudo bíblico com sua esposa enquanto ele permanecia somente ouvindo e distante. No 6º , 7º encontro já respondia as perguntas primeiro que sua esposa. Está assíduo na igreja sendo um dos primeiros a chegar.

Na ultima Ceia, logo após o culto, o casal me procurou e disse: Pastor, o Miguel vai batizar logo porque quer participar da Ceia. Explicamos que a Ceia é um momento de comunhão e que o batismo e para quem já aceitou a Cristo e é uma decisão que cada pessoa deve tomar tranquilamente com segurança.

Como Miguel é motorista de caminhão, doamos uma Bíblia para que ele pudesse ler semanalmente em transito ou parado.

Num domingo posterior Miguel chegou à igreja inquieto. Percebi e fui ao seu encontro, e ele logo disparou: Pastor, esta semana li todo o Apocalipse. Tomei a decisão por Cristo e quero me batizar.

Miguel é uma pessoa que está amadurecendo na fé, e temos a esperança que muito em breve vamos ter a oportunidade de batiza-lo. Você pode nos ajudar orando pela decisão de Miguel, por seu batismo, por nossa igreja.

Pr. Roberto Macharel

Missionário na Espanha

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” – Jo 14:6

Não precisamos enxergar o caminho se estivermos andando com Aquele que é o caminho.

Os antigos romanos eram famosos por suas estradas, que atravessavam todo império com amplas rodovias de tráfego intenso. O público que ouviu esta declaração de Jesus provavelmente imaginou esta cena.

Embora este versículo mostre que Ele é o caminho para o céu, na verdade existe algo mais na Sua declaração. Cortando a vegetação da floresta do nosso mundo interior, Jesus é o nosso guia nesta caminhada e Ele constrói um novo caminho para vivermos. Enquanto muitos seguem a trajetória do mundo sem Deus, amando seus amigos e odiando seus inimigos, Jesus delineia um novo caminho: “…amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem…” (Mt 5:44). É fácil julgar e criticar os outros, mas Jesus o construtor de Caminhos diz para retirarmos primeiro a trave do nosso próprio olho (Mt 7:3-4). E Ele abre um caminho para vivermos com generosidade ao invés de avareza (Lc 12:13-34).

Quando Jesus disse: “Eu sou o caminho”, Ele nos chamava para abandonarmos à antiga estrada que nos leva a tudo que é destrutivo e para segui-lo em Seu novo caminho à vida. Na verdade, a palavra seguir (Mc 8:34) significa literalmente, “ser encontrado no caminho” com Ele.

Você e eu podemos escolher viajar por caminhos conhecidos e que no final são destrutivos, ou podemos segui-lo e sermos encontrados caminhando com Aquele que é o caminho! Em que estrada você se encontra?

_____________________________________________________________________________________________

A FAMÍLIA E O FUNDAMENTO

Leia Mt 7.23-25. Assim como cada pessoa, as famílias também precisam ser edificadas sobre os ensinos de Jesus.

Nem nós e nem nossa família é isenta de dificuldades. O texto acima fala de chuvas, rios e ventos, que podem ser as lutas, desafio, desentendimentos, enfermidade, aperto financeiro, as dificuldades que a família enfrenta.

O objetivo principal do inimigo é destruir a nossa casa. Quando ele fere a família ele desestrutura a pessoa, a igreja e a sociedade.

Logo, a família precisa ser edificada em sólido fundamento. O homem prudente é aquele que constrói a sua casa sobre a Rocha (v.24). À luz da Bíblia, a Rocha é o Senhor Jesus (At 4.11, 1Pe 2.4-6; 1Co 3.11; Ef 2.20).

A família precisa de uma base, um alicerce, um fundamento, caso contrário ela fica solta, se torna frágil, não resiste aos ataques e acaba se desintegrando.

O segredo da família está em conduzir conforme os ensinos da Palavra de Deus. Exige investimento, seriedade e disposição. A Bíblia não pode ser um enfeite em nossas casas. Nem acessório

para vir à igreja.

Ela é luz, é espada,

é alimento, água e

refrigério.

Construamos nosso lar

sobre a Rocha e

ainda que dificuldades

venham, não cairá.

_____________________________________________________________________________________________

Na sombra da sua mão me escondeu; fez-me como uma flecha polida, e me guardou na sua aljava. (Is 49.2)

“Na sombra.” Todos nós precisamos estar ali de vez em quando. A claridade do dia brilha demais; nossos olhos ficam irritados e incapazes de discernir as delicadas nuanças de cor ou aprecias os tons neutros: o ensombreado do quarto de enfermidade; a ensombreada casa de pranto; o ensombreado viver de onde fugiu o sol.

Mas não temamos! É a sombra da mão de Deus. Ele está guiando a nossa vida. Há lições que só podem ser aprendidas ali. A fotografia do Seu rosto só pode fixar-se na câmara escura. Não pensemos que Ele nos deixou de lado. Ainda estamos na Sua aljava. Ele não nos lançou fora como algo sem valor. Está apenas guardando-nos bem perto, até chegar o momento de enviar-nos a executar algum trabalho em que o Seu nome será glorificado.

Há ocasiões em que a sombra fornece muito mais condições de crescimento. O milho cresce mais rapidamente na sombra das noites de verão. O Sol do meio-dia enrola-lhe as folhas; mas depressa elas se desenrolam se uma nuvem cobre o céu. A sombra faz um trabalho que a claridade não faz. A beleza das estrelas só é vista quando a noite chega. Há plantas que só florescem na sombra; e há muitos campos verdes em terras de neblina, de nuvens e de sombra.

(extraído)

_____________________________________________________________________________________________

Os mandamentos do Reino de Deus

1o Ama a Deus de todo o teu coração, com todo o teu entendimento, com toda a tua alma, e adora-o em espírito e em verdade; e não procures saber com tua a mente como e quem é Deus, mas apenas segue a Jesus, pois eis que Nele Deus está revelado.

2o Ama a teu próximo como tu amas a ti mesmo, e faze sempre antecipadamente por ele todo o bem que desejas que façam a ti em qualquer situação da vida.

3o Jamais atribuas ao mau ou ao diabo bem nenhum que vejas acontecer na Terra, apenas porque achas que os modos da Graça divina ti são desconhecidos, para que não sejas apanhado infamando as obras do Espírito Santo. Nem mesmo faze tal juízo no segredo de teu coração.

4o Santifica Deus em amor em teu ser todos os dias, para que todos os dias sejam Sábado de paz e misericórdia no calendário de teu coração; e, assim, santifiques a Deus na paz de teu ser cheio de gratidão e confiança.

5o Não repitas os pecados de teu pai, e nem te solidarizes com a infelicidade de tua mãe. Antes, melhora-os em tua vida, andando por caminhos de paz e alegria, de tal modo que ao ti verem eles vejam que tu os honrastes melhorando-os em tua própria vida. Quem sabe assim ainda haverá cura para eles.

Mandamentos do Reino de Deus (II)

6º Aprende o contentamento no prazer que é teu, e não busques prazer na companheira ou companheiro de outro homem ou mulher, pois, tal ato não gera prazer, mas apenas medo e desgosto, posto que nenhum ladrão goza das riquezas que roubou, visto que elas carregam vingança em si mesmas.

7º Não sintas inveja de ninguém, pois o invejoso é ladrão de almas e de bens gerados por um outro; assim, quanto mais busca o que é de outro, menos possui a si mesmo como bem.

8º Não julgues a ninguém, pois não sabes quais são as verdades que as aparências encobrem; e também para que tal juízo não volte sobre tua cabeça, e ti condene sem apelação.

9º Exercita teu coração na gratidão e no contentamento, pois é por eles que ficarás livre de toda a cobiça do inferno.

10º Não te esforces para ti salvares, posto que todo esforço de auto-salvação gera arrogância. Desse modo, apenas aceita que tua salvação está feita, e que aquele que te salva o faz apenas por Sua imensa Graça e Amor. Assim, confia Nele, pois é na confiança que a salvação se faz consumar como bem para o coração. Segue esses mandamentos com fé e amor, posto que todos eles são amor; e, sem amor, nem eles e nem nada na existência ti trarão qualquer valor ou bem para a vida.

_____________________________________________________________________________________________

GUARDIÕES

Em jornalismo, o termo guardiões refere-se aos repórteres, diretores e editores que analisam várias notícias e determinam quais as histórias que são dignas de nota. Alguns profissionais do jornalismo, com vasta experiência, alertam que a internet permite que as informações cheguem até nós sem checar as fontes.

Na época do Antigo Testamento, os guardiões guardavam o templo para evitar que aqueles que fossem impuros entrassem nele (2 Cr 23:19). No ano 70 d.C. o templo foi destruído pelos exércitos romanos do Imperador Tito. Mas a destruição começou anos antes quando os levitas designados para guardá-lo falharam no cumprimento desta tarefa, após caírem sob a corrupta influência do rei sírio Antíoco IV.

Paulo chamou nosso corpo de templo de Deus (1Co 3:16-17), e muitas forças estão trabalhando para atacar a nova morada de Deus. O mal pode consolidar-se através de áreas desprotegidas de nossa vida espiritual — lugares onde a inveja, dissensão ou divisões podem nos destruir (1 Co 3:3). Cada um de nós deve estar alerta contra o inimigo das nossas almas e nunca dar lugar ao Diabo (Ef 4:27).

O critério para saber o que é aceitável está descrito em Fp 4:8 “…tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

E a paz de Deus guardará a entrada dos nossos corações e mentes.

_____________________________________________________________________________________________

“As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!” Sl 19.14

O seu relacionamento com Jesus vai determinar o uso da sua língua.

A língua é um órgão contraditório. Podemos cantar: Faz um milagre em mim; Bem aventurado; Sou feliz com Jesus; Te louvarei e muitas outras canções e com a mesma língua gritar com a esposa (o) em casa, mentir, depreciar alguém ou o trabalho de alguém, dar escândalo, ironizar, maliciar. Na verdade a língua não trabalha só, ela fala do que está cheio o coração.

O mau uso da língua foi comparado com uma floresta em chamas, mundo de iniqüidade, mal incontrolável, veneno mortífero que pode matar pessoas ao nosso redor. Fora do controle do Espírito Santo, ela pode criar grandes transtornos na família, na vizinhança, nos relacionamentos e na obra de Deus.

Podemos, no entanto, usa-la para o bem, de forma boa e saudável, para louvar, construir, encorajar, orar, interceder, cantar, testemunhar, abençoar. Mas ela fará isto se for governada por um coração onde a presença de Deus estiver reinando.

A língua, a palavra, é uma dádiva de Deus. Como você vai usá-la depende muito do seu relacionamento com o Senhor. Ela tem influência criativa e destrutiva. Que nossa língua seja uma benção. Mas precisamos entregar nossos corações ao Senhor diariamente.

_____________________________________________________________________________________________

Dez coisas tão simples quanto essenciais à vida!

1. Nunca descreia do poder do amor, ainda que você demore muito a ver os resultados;

2. Não tema pedir em oração, pois o Pai tem prazer em nos ouvir pedindo em fé confiante; mas lembre que Deus não está preso à oração, posto que somente nos atenda naquilo que Ele, como Pai, não julgue que nos fará mal;

3. Leia as Escrituras, especialmente a parte chamada de Novo Testamento; pois toda pessoa que, tendo tal chance, não a use, demonstra que não deseja mesmo conhecer a Deus; posto que seja pela leitura da Palavra que melhor se possa discernir a vontade de Deus;

4. Exercite-se na dadivosidade e na generosidade, pois por tais exercícios seu coração se manterá sóbrio em relação a dinheiro e poder;

5. Nunca fuja de uma necessidade humana que você possa ajudar a resolver… Seria como fugir de Jesus;

6. Fuja do pensamento malicioso. Seja sábio e sóbrio, mas não olhe com malicia, posto que o olhar malicioso corrompe todo o seu ser;

7. Cuidado com todas as raízes perversas… Sim, cuide de seu coração para que nele não cresçam as raízes da inveja, da amargura, da arrogância ou da auto-vitimização; pois essas são as piores raízes a serem deixadas vivas no chão do ser;

8. Nunca se sinta importante, pois tiraria toda a sua naturalidade de ser e viver…; além de que tal sentir é a ladeira para o abismo;

9. Nunca fuja de nenhuma verdade sobre você ou sobre quem você ame; pois, por tal evasão perde-se o discernimento e mergulha-se o ser no escafandro do auto-engano no fundo de um mar de rochas… Além disso, quem determina um auto-engano no pouco, esse será enganado no muito;

10. Ame a Deus e ao próximo; e não existirá lugar para ídolos em seu coração.

_____________________________________________________________________________________________

Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade. At 18.9-11

O Ânimo que vem do Senhor

Todos necessitam de ânimo. Recebe-lo é ter derramado sobre nós vida, sopro de vida. Um ser inanimado é um boneco, não têm sentidos, está morto, sem alma.

Deus nos concede ânimo e é na presença dEle e por meio da fé que este sopro é dirigido à nós.

No texto acima, Jesus anima a Paulo diante da difícil tarefa que vinha enfrentando na evangelização de Corinto. Quando observamos este animar do Senhor identificamos alguns elementos que estiveram presentes todas as vezes que o Deus estimulou seus servos no AT. Estes elementos são: encorajamento, segurança e promessa. Observe os encorajamentos em Gn 15.1; 26.24; Is 41.10,13; 43.1,2; Jr 1.8; Sf 3.16; Mc 5.36.

Encorajamento significa: dar coragem, estimular.

Segurança significa: dar certeza, afirmar, amparar, tranqüilizar.

Promessa significa: compromisso, palavra empenhada, obrigar-se por livre e espontânea vontade.

Busquemos sempre a Sua presença. Entreguemos-nos de forma irrestrita. Agradeçamos por tanto amor que nos fortalece. Reconheçamos os elementos acima e discirnamos o ânimo que vem do Senhor.

_____________________________________________________________________________________________

PESSOAS COMUNS

Todos os anos, os alunos do último ano do Ensino Médio se inscrevem em vestibulares e aguardam o resultado de seus exames para descobrir se serão aceitos ou não.

Na época do Novo Testamento era diferente para os adolescentes de então. Os meninos judeus freqüentavam as escolas rabínicas até a idade de 13 anos. Após isto os melhores e mais inteligentes eram escolhidos para seguir como aprendizes. Este seleto grupo iria para onde o rabino fosse e comeria o que ele comesse – modelariam suas vidas a partir deste aprendizado. Aqueles que não atingissem o nível esperado seguiriam o ofício de carpinteiro, pastor ou pescador.

Meninos como Simão, André, Tiago e João não conseguiram atingir o nível de corte e dedicaram-se aos negócios da família. É interessante que Jesus procurou os homens que o rabino local havia rejeitado. Ao invés de almejar os melhores e mais inteligentes, Jesus fez Seu convite: “Sigam-me,” aos pescadores comuns. Que honra! Eles se tornariam os seguidores do Supremo Rabino.

Jesus estende a mesma honra para você e para mim – não porque somos os maiores e mais inteligentes, mas porque Ele precisa de pessoas comuns como nós para serem modelos de Sua vida e para resgatar as pessoas em Seu lugar com amor.

Portanto, siga-o e permita que Ele faça algo bom com sua vida!

“E disse-lhes: Vinde após mim,

e eu vos farei pescadores de homens”

Mateus 4:19